skip to main |
skip to sidebar

Televisão:
Especiais:
Aí vem Garfield (1982) - O gato resgata Odie da carrocinha.
Garfield na Cidade (1983) - O gato descobre marginais e sua família na cidade grande.
Garfield no Perigo (1984) - Jon leva os animais pra acampar-e lá eles descobrem uma pantera fugitiva.
Garfield no Halloween (1985) - Garfield e Odie vão comemorar o Dia das Bruxas-e descobrem toda uma história de fantasmas...
Garfield no Paraíso (1986) - Jon viaja para uma ilha tropical vulcânica, que teria sido salva anos antes por um "forasteiro" semelhante a James Dean.
Garfield no Natal (1987) - Jon vai visitar a família.
Garfield vai pra Hollywood (1987) - Garfield entra num concurso de animais, e acaba indo pra fase final em Hollywood.
Garfield e Suas 9 Vidas (1988) - As 9 vidas do gato,passando por Idade da Pedra, Egito Antigo, o gato de Handel, gato dublê, gato de mocinha, gato cobaia, a vida atual(8a) e gato do futuro, enfrentando terríveis alienígenas (diz-se que os gatos "têm 9 vidas" em países de língua inglesa. No Brasil, dize-se que os felinos "têm 7 vidas").
Garfield: Balas e Gatas (1989) - Garfield entra num "film noir", virando um detetive tipo Humphrey Bogart.
Garfield e o Dia de Ação de Graças (1989)
Garfield's Feline Fantasies (1990)
Garfield Consegue Uma Vida (1991) - Jon e Garfield resolvem conseguir "uma vida menos ordinária".
Seriado:
Garfield e Seus Amigos (1988-1995). Garfield dividia o desenho com a Fazenda do Orson, um porco leitor e seus amigos.

Tédio: Garfield vez ou outra não tem o que fazer e fica olhando pro teto, filosofando.
Televisão: o preguiçoso gato adora a telinha - e quando a assiste,se depara com programas simplesmente indescritíveis e filmes como "O Monstro de Lama". Os roteiristas usam a TV pra criticar a própria cultura pop.
Dieta: Jon frequentemente tenta botar o guloso em regime, por achá-lo gordo. Daí sucedem-se as idéias sobre dieta, alucinação com comida e ataques à despensa. Uma dieta foi a justificativa para alterar o traço de Garfield, no começo dos anos 80.
Segunda-feira: Garfield "nasceu" numa segunda-feira, mas a odeia. Freqüentemente as tirinhas de começo da semana mostram o gato se esborrachando (ou reclamando). Mas quando 19 de Junho cai numa segunda, Garfield acaba celebrando.
Vida selvagem: quando Garfield sai de casa, sempre acaba dando algo errado - ele sobe árvores, é atacado por grandes cães ferozes, pula em canteiros e caça pássaros.
Praia: praticamente em todas as férias, Jon vai pra praia - o que Garfield odeia, por ser quente e não ter televisão.
A Cerca: Garfield faz um show lá. Conta piadas terríveis, canta e recebe objetos arremessados do público - de ovos e tomates a despertadores.
Veterinário: ocasionalmente, Garfield vai para lá, o que ele odeia. Só gosta de Jon receber foras sucessivos da veterinária, Liz.
Janela: Garfield olha pra fora - e comenta os fatos estranhos.
Aniversário: na semana antes de 19 de Junho, Garfield faz sua filosofia sobre aniversários e pensa no passado. Em 2003, o Garfield de 1978 veio visitar o "atual".
Natal: Garfield vê a armação da árvore, a neve etc. Mas o que ele gosta mesmo é dos presentes.
Ano Novo: em todo 1 de Janeiro, Garfield sempre começa o ano atormentando Jon (mais comumente, com uma corneta). Às vezes ele o faz já na véspera.
E vez ou outra, tirinhas com "Acredite se Quiser", "A História dos Gatos", "A História dos Cães", com a ciência e a história do ponto de vista do gato.
Ainda há as histórias que satirizam o consumismo, com vendedores oferecendo produtos absurdos que Jon normalmente compra sem pensar duas vezes. Algumas vezes são inúteis (um estátua de Leonardo DaVinci em macarrão) ou vêm com defeitos ou "pegadinhas" ("Se você comprar hoje ganha o manual, por apenas 50 dólares adicionais!"). Os vendedores batem à porta ou aparecem na televisão.

Garfield - Um gato laranja listrado. Preguiçoso, guloso, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora chutar Odie da mesa, caçar pássaros, e seu prato favorito é lasanha. Odeia Segunda-feira, passas, dietas (que vez ou outra Jon impõe nele) e caçar ratos ("Lábios que tocam num rato jamais tocarão os meus"). Garfield sofre de um medo anormal de aranhas e de ataques de sono.
Odie - O "parceiro" de Garfield. É um cão idiota, definido por Garfield como "uma língua com olhos e patas", por sempre estar com a língua de fora, babando. Mas frequentemente se vinga do gato. Sua primeira aparição foi em 8 de Agosto de 1978.
Jon Arbuckle - O cartunista (embora raramente seja visto trabalhando), dono de Odie e Garfield. É um fracasso com as mulheres, veste-se muito mal e geralmente cai nos truques do gato. Em uma tira de Natal, descobrimos que seu nome completo é Jonathan Q. Arbuckle.
Nermal - O "gato mais lindo do mundo". Frequentemente aparece, para desprezo de Garfield. No desenho, Garfield gosta de tentar mandá-lo para Abu Dhabi.
Pooky - o urso de pelúcia de Garfield. Em sua primeira aparição, Garfield procurava algo na gaveta de Jon e achava Pooky.
Arlene - a namorada de Garfield. Aparece esporadicamente.
Lyman - amigo de Jon, o dono original de Odie. Em 1983 desapareceu, só reaparecendo em uma ponta na tira de 19 de Junho de 1988, que comemora o décimo aniversário de Garfield.
Liz Wilson - a veterinária de Garfield. Jon vive tentando dar-lhe uma cantada, e quando eles saem, geralmente é um desastre (especialmente porque Garfield vai junto...).
Herman Post - O Carteiro de Jon. Garfield vive atormentando-o.
Wilhelm Burtside - Vizinho irritadiço e mal-humorado de Jon Arbuckle, é outra vítima constante das armações do Garfield, especialmente no que diz respeito ao mau uso da churrasqueira "emprestada" de Burtside.
Binky, o palhaço - ridículo animador infantil de televisão, caracterizado por seu grito "Ooooooi, crianças!", o qual é normalmente modificado por "Oooooi, gato!" para pregar sustos nas pessoas, especialmente o pobre Garfield.
Balança - A balança do banheiro possui um processador, e assim fala. Quando Garfield resolve usá-la, geralmente a balança vai para o lixo por dizer frases como:
"Me diga, alguma vez já pensou em seguir carreira como barcaça fluvial?"
"Sou uma balança de banheiro! Não peso cargas!"
"Quantos são vocês aí em cima?"

Garfield estreou em 19 de Junho de 1978. Tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Já mostrava sarcasmo:Jon - Oi, eu sou Jon Arbuckle, e esse é meu gato, GarfieldGarfield - Oi, eu sou Garfield, sou um gato, e esse é meu cartunista, Jon.
A tira ironiza pessoas que tornam os animais de estimação os "donos da casa". Também mostra um gato atuando como homem (até anda em 2 patas) e enfrentando problemas humanos (dieta, tédio, aversão às Segundas-feiras, etc.).
Em 1980 Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e menos barriga, dando como justificativa uma dieta forçada.
Em 1982, Garfield estrelou um especial de TV chamado Aí Vem Garfield. Outros onze especiais foram feitos até 1991; uma série animada, Garfield e Seus Amigos, foi produzida entre 1988 e 1995. O gato fora dublado no Brasil por Carlos Marques.
Em 7 de Junho de 1999, a tirinha tornou-se colorida.
Em 2004, foi lançado Garfield, o Filme, que usou um Garfield criado por computação gráfica e dublado por Bill Murray (a versão brasileira é dublada pelo ator Antônio Calloni). Um segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006.